A Evolução de Calpurnia Tate - Jacqueline Kelly


Sinopse:
«O meu nome é Calpurnia Virginia Tate, mas, nesses tempos idos, toda a gente me tratava por Callie Vee. Nesse verão, tinha onze anos e era a única rapariga de um total de sete irmãos. Conseguem imaginar pior do que isto?»
O verão de 1899 é quente na adormecida cidade do Texas onde vive Calpurnia, e não há muitas maneiras eficazes de combater o calor. A mãe tem uma nova ventoinha comprada na cidade, mas a única alternativa que Callie encontra é cortar discretamente o cabelo, uns furtivos dois centímetros de cada vez. Também passa muito tempo no rio na companhia do seu irascível avô, um ávido naturalista, e descobre assim que cada gota de água está cheia de vida - nada como olhar através de um microscópio!
Ao mesmo tempo que Callie vai explorando o mundo natural à sua volta, consegue desenvolver uma forte relação com o avô, contornar o perigo que é viver com seis irmãos e aprender o que significa ser-se rapariga na viragem do século.
A autora estreante Jacqueline Kelly dá vida a Callie e à sua família, capturando um ano verdadeiramente invulgar com uma sensibilidade e sabedoria únicas.


Opinião:

Nem consigo dizer o quanto gostei deste livro, é sem dúvida um dos livros mais enternecedores que já li. Gostei principalmente de Calpurnia, uma menina visionária que sonhava ser cientista numa época em que as mulheres tinham um papel bem definido na sociedade e pensar por si próprias não era um requisito. Esta personagem está particularmente bem conseguida - a forma como Callie constrói o seu mundo em torno do que aprende com o avô, um entusiasta da ciência e do progresso, é muito interessante. 
A relação de Callie com a família é um dos aspectos que consegue dar mais vida ao livro - os irmãos estão sempre a aprontar alguma e a mãe é uma pessoa cheia de doenças, que trata com um misterioso elixir. Além destes aspectos bastante cómicos, existe também a  recém-criada relação de Calpurnia com o avó.
É um livro de leitura fácil, bastante leve, mas que não me deixou indiferente. A Callie foi sem dúvida o que mais gostei de todo o livro, as peripécias dos irmãos proporcionam momentos de boa-disposição. Gostei também do facto de o livro apelar a um incentivo às ciências e à cultura. O único senão para mim,foi o final. Uma história assim tão original, deveria ter um final mais emocionante. Recomendo!

Classificação: 4,5/5

Comentários

Postar um comentário