O Monte dos Vendavais - Emily Bronte




Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Opinião:
O que se diz deste livro é que, uma vez lido, ou se ama ou se detesta. Por acaso pertenço ao grupo de pessoas que ficou a amá-lo. 
Sou por natureza uma pessoa que aprecia uma boa dose de drama e isso não falta neste livro - os personagens apresentam maneirismos quase teatrais e paira uma atmosfera extremamente intensa ao longo de toda a história. Também não é para menos, pois o livro fala-nos de tragédias, traição e vingança. 
Catherine e Heathcliff cresceram juntos e com o tempo passam a amar-se obsessivamente, com uma paixão febril e cega, insana. Quando Catherine decide casar com Edgar Linton, Heathcliff fica enraivecido e desaparece, para regressar três anos depois, rico e poderoso e determinado a vingar-se de todos os que o haviam menosprezado. 
Uma das críticas que mais se faz ao livro é o facto de não nos conseguirmos relacionar com as personagens principais. Concordo, Catherine e Heathcliff não são anjos sem mácula, são pessoas maltratadas pela vida, o que se reflecte nos seus comportamentos vingativos e auto-destrutivos. Heathcliff é um personagem tempestuoso e vingativo, que não olha a meios para atingir os fins. Catherine é uma mulher caprichosa e egoísta,que gosta de ser adulada  e dada a cenas . 
Claro que este livro é uma grande hipérbole, não creio que existam ou tenham existido amores tão loucos, mas vale a pena ler nem que seja pelo valor artístico e pela originalidade da história.
Recomendo vivamente, pois para além de ser um clássico, tem uma história arrebatadora acerca do lado "negro" do amor.

Classificação: 5/5

Comentários

  1. Amei esse blog, tem que divulgar mais! Ótima ideia de divulgar literatura.

    Eu tô lançando meu primeiro romance em poucos dias. Também adoro ler.

    Passa no meu blog se puder e segue:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Também gostei muito do seu blog!
    Parabéns, isso é um grande feito!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. O Monte dos Vendavais é um dos meus favoritos!Heathcliff é uma personagem particularmente marcante porque tanto amou que se transformou em ódio ( ou assim ele desejava!). Este sentimento de posse que existe entre ele e Catherine é tão insano mas tão poderoso e cativante que não consegui deixar o livro enquanto não o acabei.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Jojo! Concordo com tudo o que disseste, é também um dos meus preferidos por todas essas razões. É um livro excepcional! Tenho pena que a autora não tenha deixado mais nenhum livro escrito, achei-o genial!

    ResponderExcluir
  5. Sempre podes ler alguma obra das suas irmãs, Charlotte e Anne. Li o Jane Eyre da Charlotte antes do Monte e gostei bastante. É uma história completamente diferente da Emily mas ainda assim cativante. Vou se apanho O Feitiço, Villete da Charlotte e ainda algum da Anne.

    ResponderExcluir
  6. Sim Jojo, já li Jane Eyre há cerca de três anos e sem dúvida que é um dos meus preferidos! Eu li Shirley da Charlotte e gostei bastante. Da Anne nunca li nada, mas vi uma mini-série baseada no "Tennant of Wildfell Hall" e fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Já li este livro há uns anos e está sempre na calha para uma releitura, que não acontece porque as malvadas das editoras estão sempre a publicar coisas novas e interessantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, cada vez me é mais difícil reler os livros de que gosto... Há sempre coisas novas que quero ler :)
      Este é um dos meus preferidos de sempre!
      Obrigada pela visita! Beijinhos e boas leituras!

      Excluir

Postar um comentário