domingo, 23 de outubro de 2011

O Monte dos Vendavais - Emily Bronte




Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Opinião:
O que se diz deste livro é que, uma vez lido, ou se ama ou se detesta. Por acaso pertenço ao grupo de pessoas que ficou a amá-lo. 
Sou por natureza uma pessoa que aprecia uma boa dose de drama e isso não falta neste livro - os personagens apresentam maneirismos quase teatrais e paira uma atmosfera extremamente intensa ao longo de toda a história. Também não é para menos, pois o livro fala-nos de tragédias, traição e vingança. 
Catherine e Heathcliff cresceram juntos e com o tempo passam a amar-se obsessivamente, com uma paixão febril e cega, insana. Quando Catherine decide casar com Edgar Linton, Heathcliff fica enraivecido e desaparece, para regressar três anos depois, rico e poderoso e determinado a vingar-se de todos os que o haviam menosprezado. 
Uma das críticas que mais se faz ao livro é o facto de não nos conseguirmos relacionar com as personagens principais. Concordo, Catherine e Heathcliff não são anjos sem mácula, são pessoas maltratadas pela vida, o que se reflecte nos seus comportamentos vingativos e auto-destrutivos. Heathcliff é um personagem tempestuoso e vingativo, que não olha a meios para atingir os fins. Catherine é uma mulher caprichosa e egoísta,que gosta de ser adulada  e dada a cenas . 
Claro que este livro é uma grande hipérbole, não creio que existam ou tenham existido amores tão loucos, mas vale a pena ler nem que seja pelo valor artístico e pela originalidade da história.
Recomendo vivamente, pois para além de ser um clássico, tem uma história arrebatadora acerca do lado "negro" do amor.

Classificação: 5/5

8 comentários:

  1. Amei esse blog, tem que divulgar mais! Ótima ideia de divulgar literatura.

    Eu tô lançando meu primeiro romance em poucos dias. Também adoro ler.

    Passa no meu blog se puder e segue:
    http://leilakruger.blogspot.com

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Também gostei muito do seu blog!
    Parabéns, isso é um grande feito!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. O Monte dos Vendavais é um dos meus favoritos!Heathcliff é uma personagem particularmente marcante porque tanto amou que se transformou em ódio ( ou assim ele desejava!). Este sentimento de posse que existe entre ele e Catherine é tão insano mas tão poderoso e cativante que não consegui deixar o livro enquanto não o acabei.

    ResponderExcluir
  4. É verdade Jojo! Concordo com tudo o que disseste, é também um dos meus preferidos por todas essas razões. É um livro excepcional! Tenho pena que a autora não tenha deixado mais nenhum livro escrito, achei-o genial!

    ResponderExcluir
  5. Sempre podes ler alguma obra das suas irmãs, Charlotte e Anne. Li o Jane Eyre da Charlotte antes do Monte e gostei bastante. É uma história completamente diferente da Emily mas ainda assim cativante. Vou se apanho O Feitiço, Villete da Charlotte e ainda algum da Anne.

    ResponderExcluir
  6. Sim Jojo, já li Jane Eyre há cerca de três anos e sem dúvida que é um dos meus preferidos! Eu li Shirley da Charlotte e gostei bastante. Da Anne nunca li nada, mas vi uma mini-série baseada no "Tennant of Wildfell Hall" e fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Já li este livro há uns anos e está sempre na calha para uma releitura, que não acontece porque as malvadas das editoras estão sempre a publicar coisas novas e interessantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, cada vez me é mais difícil reler os livros de que gosto... Há sempre coisas novas que quero ler :)
      Este é um dos meus preferidos de sempre!
      Obrigada pela visita! Beijinhos e boas leituras!

      Excluir