Persuasão- Jane Austen



Sinopse:
É em «Persuasão», o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável - Anne Elliot. Sobre ela escreveu, um dia, a autora: "ela é quase demasiadamente boa para mim." No entanto, naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo refletido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surjem como seres moralmente análogos.

Opinião:
Antes de mais devo dizer que me surpreendi muito com este livro, não estava remotamente à espera de ficar tão fascinada pela história e pela personalidade de Anne. Mas assim foi e sinceramente, acho que é um dos melhores livros que já li. Anne é uma mulher sensata e madura que, com 27 anos, reencontra o amor da sua juventude,que na realidade nunca esqueceu e amou durante os 8 anos de separação. Oito anos antes, Fredrick Wentwort e Anne Elliot tinham-se apaixonado e pretendiam casar, mas Anne foi persuadida a não prosseguir com o noivado, pois Fredrick não tinha nem título ou fortuna que lhe pudesse oferecer. Agora, quando o vê depois de tanto tempo,oficial da Marinha e com alguma fortuna que o recomende, sente-o distante e frio, quase indiferente e até o julga apaixonado por outra mulher. Como em todos os romances de Jane Austen, há um momento em que os sentimentos tomam conta dos personagens e estes deixam-nos transparecer; nesta história também isso acontece, com a diferença de este ser um casal muito mais maduro, com oito anos de constância no que sentiam um pelo outro, e tão parecidos e apegados  que conseguem reconhecer amor um no outro. No final, ficarem juntos é a recompensa que ambos mereciam pelo amor dedicado e a compensação por tudo o que lhes tinha sido tirado. 
Este livro está escrito com uma sensibilidade que me tocou muito; Anne é tão sensata, carinhosa e inteligente que é quase impossível não sentir uma afinidade com ela, como se a conhecesse-mos. 
Para além disso, Jane Austen presenteia-nos com uma crítica sublime aos costumes sociais frívolos da época.
É sem dúvida, um dos meus livros preferidos. Recomendadíssimo!

Personagens preferidos:
Anne Elliot
Fredrick Wentworth
Comandante Harville
Louisa e Henrietta 

Classificação: 6/5 (5 pareceu-me pouco...)

Comentários

  1. Ahahah! Batoteira! (Na classificação!:) ) Apontadíssimo! :) bj

    ResponderExcluir
  2. Ola Sofia! Sim, já tens uma lista tão pequenina escrita por mim :P
    Mas podes apontar à vontade, que este vale mesmo a pena! Beijinhos e porta-te bem!

    ResponderExcluir
  3. Tenho este livro na minha pilha de livros por ler. Certamente que, depois de tão boa recomendação, será uma das minhas próximas leituras! :D

    Obrigada pela visita Luh. Já te adicionei aos marcadores do meu blogue. Assim todos os meus visitantes poderão também visitar-te. ^^

    E realmente os nossos blogues são parecidos: um aspecto doce, com um conteúdo que nos esforçamos por ser interessante.

    Beijinhos. (: *

    ResponderExcluir
  4. Fiz o "Austen Heroine Quiz". Saiu-me a Anne Elliot. :D

    ResponderExcluir
  5. Olá lady hélène e bem-vinda ao meu blog! Também já te adicionei à minha lista de blogues, pois o conceito do teu blog agradou-me muito! Achei o teu muito "aconchegante" e tens óptimas críticas! Parabéns!
    Quanto ao "Persuasão", creio que se és apreciadora do género e,especialmente de Jane Austen, vais gostar com certeza! É rápido de ler,agradável e o mais interessante é que se desvia do género de romances que Jane Austen costumava escrever. É maravilhoso.
    Se te calhou a Anne, é mais um motivo para leres ;P! Beijinhos e boas leituras para ti :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário