Heroína Literária do Mês: Elizabeth Bennet


Quem é que nunca ouviu falar do maravilhoso livro "Orgulho e Preconceito"? Escrito pela emblemática autora inglesa Jane Austen, no início do século dezanove, é um dos mais amados clássicos literários de sempre, quer seja pela história envolvente e pelo ambiente romântico ou pela protagonista rebelde e perspicaz. Elizabeth Bennet é essa protagonista. 
Elizabeth (mais conhecida por Lizzy), é a segunda de cinco filhas de um casal extremamente disfuncional e é considerada pelo pai a mais vivaz de todas elas. Dona de uma personalidade muito forte, desafia os costumes da época na sua forma de encarar o casamento, que na sua opinião deve apenas acontecer quando existe amor e não, como era comum na altura, como um meio de buscar riqueza ou estatuto social. É também uma mulher orgulhosa e inteligente, muito divertida e, por vezes, bastante impertinente.Elizabeth é considerada uma das jovens mais bonitas da zona onde vive, com boa compleição e olhos muito bonitos. 
Mas, é quando Mr. Darcy chega a Meryton que começa a verdadeira trama do livro, e Elizabeth vê-se confrontada com um homem que, à primeira vista, lhe parece tão arrogante e preconceituoso que se lhe torna insuportável. No decorrer do livro, Elizabeth e Darcy têm oportunidades para se conhecerem melhor, encontrarem o amor e desfazer ideias pré-concebidas. Elizabeth acaba por beneficiar do contacto com um homem leal e bondoso como Darcy e torna-se também mais comedida.
Lizzy é uma personagem que não se esquece, por ter uma mente independente e por ser uma heroína inteligente e agradável, mas que comete erros, muitos eles de julgamento, o que torna mais fácil relacionarmo-nos com ela pois também tem falhas. No entanto,acaba por se redimir pois tem uma natureza justa e admite os seus erros, quando se apercebe que os cometeu. 

Comentários

  1. Olá Luh

    Adorei este filme tenho que o rever, mas acho que vou ler o livro antes de ver novamente o filme. Estou a ver que também dividimos o gosto por filmes.
    P.S. Tens a resposta no blogue sobre o livro de Jodi Picoult.
    Beijinhos, bons filmes e boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o filme é lindo! Mas o livro é superior. Eu amei! Obrigada pela visita e pela sugestão! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário