Histórias em verso para meninos perversos - Roald Dahl



Sinopse

«Pensam vocês que sabem esta história?Mas a que têm na vossa memória É só uma versão falsificada, Rosada, tonta e açucarada Feita para as crianças inocentes Não terem medo, Ficarem contentes.» Seis histórias que toda a gente conhece, recriadas pelo irreverente e corrosivo humor de Roald Dahl e magnificamente ilustradas por Quentin Blake, numa óptima tradução de Luísa Ducla Soares.


Opinião 
Este pequeno livro foi-me emprestado pela minha amiga J. e li-o há já algum tempo. Lê-se de uma assentada pois, além de ser muito curto, é extremamente divertido. 
Eu confesso-me admiradora de contos de fadas - desde criança, quando me eram contados ou lidos pelas pessoas que me são queridas, até hoje em dia em que tento ler as versões originais dos contos mais conhecidos e descobrir outros menos famosos- por isso achei logo que iria gostar deste livrinho. E não me enganei, para ser sincera conseguiu arrancar-me umas boas gargalhadas! É que este livro conta-nos as histórias que já bem conhecemos (Cinderela, Capuchinho Vermelho, os Três Porquinhos, etc.) mas recontadas com umas reviravoltas pelo meio que são tudo menos aquilo que estamos à espera que aconteça. Outra coisa que achei bastante gira foi que o texto está todo escrito em verso (como diz o título), e o que me surpreendeu bastante foi a tradução para português estar tão bem feita, a tradutora (Luísa Ducla Soares, bem conhecida escritora de livros para crianças) conseguiu manter a estrutura em verso sem parecer que se perdeu alguma coisa "pelo caminho". 
O autor tinha uma imaginação fantástica, gostei mesmo muito da forma como apresentou a sua interpretação dos contos. E bem sei que é um livro para crianças, mas é ou não verdade que somos todos crianças no interior? 
É um livro leve e imaginativo que se  lê  num ápice, recomendo a todos, crianças ou menos crianças. 

Classificação : 5/5

Comentários

  1. Também sou fã de livros para crianças e contos de fada. Já tinha ouvido falar deste autor mas nem tinha bem noção do que ele escrevia. Fiquei com vontade de ler o livro:) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreveu principalmente livros para crianças,e foi por eles que ficou conhecido. Este foi o primeiro livro dele que li, mas recomendo, é bem divertido :)
      Beijinhos

      Excluir

Postar um comentário