As Dez Figuras Negras - Agatha Christie


Sinopse:
Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado.
A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez…
O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo “celebradas” através do desaparecimento de uma de dez estátuas, as “dez figuras negras”.
Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

Opinião:
Foi o quinto livro que li da "Rainha do Suspense" e, até agora, foi do que mais gostei. É um policial exímio que deixa o mistério em suspenso até às últimas páginas. Na realidade, é mesmo muito difícil de pousar, li-o de um dia para o outro. É claro que fui fazendo as minhas conjecturas e, embora tenha conseguido descortinar uma ou outra parte do mistério, é muito difícil de adivinhar o cenário total que é deveras surpreendente.      
Todo o desenvolvimento do livro decorre num ambiente psicológico de grande desconfiança e muita tensão entre os ocupantes da casa à medida que, um por um, todos vão morrendo à vista dos que restam. Quando um deles morre, desaparece uma pequena estatueta negra das dez que inicialmente se encontravam em cima da mesa de jantar, um pequeno gesto macabro a indicar a inevitabilidade da morte de todos seguindo as palavras de uma lengalenga infantil.
Recomendo a todos! É uma óptima leitura, uma experiência de total abstracção do mundo com muito mistério à mistura.

Classificação: 5/5    

Comentários

  1. Antes de mais, tenho a dizer que há uns dias li o teu blog de uma ponta à outra e só te posso felicitar pelo excelente trabalho que tens vindo a fazer! É mesmo muito bom percorrer os teus posts e descobrir livros que me parecem ser bastante bons, com opiniões muito bem fundamentadas :)
    Devo dizer que fiz uso das tuas sugestões e alguns dos livros que leste nos últimos tempos fazem também agora parte da minha (longa) lista de livros em espera. Por isso, estou também bastante feliz por teres gostado da minha sugestão. Este é realmente um livro fantástico e, para mim, do que li até agora de Agatha Christie, o melhor livro :D
    Beijinho grande, Luh!

    ResponderExcluir
  2. Ohh Vandinha, és um amor de pessoa! Muito obrigada pelas palavras simpáticas! Fico sempre feliz quando descubro interesses comuns nas pessoas de quem gosto e ainda mais quando um deles é a leitura :D Agora espero que gostes das minhas sugestões tanto como eu gostei da tua! Rendeu-me umas boas horas de suspense e de inquietação, mexeu muito com a minha ansiedade, devo dizer, mas valeu bem a pena ;) Agora espero que continues a contribuir assim tão bem para a minha wishlist, e que gostes da Jane Eyre tanto ou mais (se é que isso é possível)do que eu gostei :D
    Beijinhos fófinhos :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luh!
    Já li dezenas de livros da Agatha Christie, mas este (que aqui no Brasil foi publicado como "O caso dos dez negrinhos") continua sendo um dos meus favoritos. Por mais que a gente consiga prever algumas coisas, o desfecho da história é completamente surpreendente!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário