sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Música do dia - Dawn (Pride and Prejudice OST)

As Dez Figuras Negras - Agatha Christie


Sinopse:
Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado.
A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez…
O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo “celebradas” através do desaparecimento de uma de dez estátuas, as “dez figuras negras”.
Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

Opinião:
Foi o quinto livro que li da "Rainha do Suspense" e, até agora, foi do que mais gostei. É um policial exímio que deixa o mistério em suspenso até às últimas páginas. Na realidade, é mesmo muito difícil de pousar, li-o de um dia para o outro. É claro que fui fazendo as minhas conjecturas e, embora tenha conseguido descortinar uma ou outra parte do mistério, é muito difícil de adivinhar o cenário total que é deveras surpreendente.      
Todo o desenvolvimento do livro decorre num ambiente psicológico de grande desconfiança e muita tensão entre os ocupantes da casa à medida que, um por um, todos vão morrendo à vista dos que restam. Quando um deles morre, desaparece uma pequena estatueta negra das dez que inicialmente se encontravam em cima da mesa de jantar, um pequeno gesto macabro a indicar a inevitabilidade da morte de todos seguindo as palavras de uma lengalenga infantil.
Recomendo a todos! É uma óptima leitura, uma experiência de total abstracção do mundo com muito mistério à mistura.

Classificação: 5/5    

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Charles Dickens: 200 anos


Hoje comemora-se o bicentenário do nascimento deste fantástico autor. No espírito da comemoração, o meu interesse pela sua obra reavivou-se. Embora já tenha lido dois dos seus romances, Dickens foi um autor bastante prolífico, por isso ainda existem dezenas de escritos para descobrir. Gostaria de aproveitar este ano para me dedicar mais a ler este autor. Sugiro-vos que façam o mesmo, Dickens transporta-nos para um universo fantástico repleto de personagens inóspitas que dificilmente nos deixam indiferentes.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Liebster Blog


Tenho a agradecer à Landa, do blog Horizonte dos Livros o primeiro selinho que recebo! É o selo Liebster Blog, que decidi oferecer também a cinco dos muitos blogues que sigo diariamente :


Espero que gostem!

Regras:
1. Link de volta com o blogueiro que lhe deu;
2. Cole o selinho em seu blog;
3. Escolha 5 blogs para repassá-lo, que tenham menos de 200 seguidores;
4. Deixar comentário avisando que estão recebendo o selinho.